25/09/2010

Perguntas

- Já houve a famigerada reunião com Pedro Mantorras? Ou será mais uma "poeirada" ao nível de Luís Filipe Vieira?

- Dia 30 existe uma Assembleia-Geral do Clube, que se realizará no Camarote Presidencial. È certo que tem como ponto único a discussão do orçamento. Mas no site do clube deveria estar o documento para posterior visionamento. Não o encontro. E o próprio site nem um campo de pesquisa tem. É para isto que pagamos ao "amigo" Oliveira?

- Hoje, nos jornais especializados, nem se fala no albarroamento que Alan fez ontem no segundo golo do Braga. Vitor Pereira continua a ser uma pessoa séria?

- No CM de hoje, uma notícia interessante num dos cantos do desporto. Com o sugestivo título "Às três da manhã", a notícia é a seguinte: "Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, esteve com Bruno Paixão, no bar de um hotel de Lisboa, perto das três da manhã de ontem. Segundo apurou o CM, antes de falar com o árbitro de Setúbal que dirigiu o Nacional-FC Porto (0-2), Pinto conversou com Carlos Ribeiro, líder da AF Lisboa, no mesmo local. Ribeiro é um dos eventuais candidatos à Presidência da FPF. Após Ribeiro deixar o hotel, Bruno Paixão e Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, juntaram-se a Lourenço Pinto. Horas antes, todos estiveram presentes na gala dos 100 anos da AF Lisboa." A pergunta que se impõe é: Andamos a dormir?

Também publicado em Geração Benfica

20/09/2010

Faltam 25 finais para o bi-campeonato

Mais uma vitória (contra uma equipa pequena e que sentiu o peso de defrontar o gigante de Portugal hehehe) e até já cheirou em alguns momentos ao Benfica da época passada.

Faltam 25 finais, 75 pontos em disputa. Com os 6 que já temos... 81. Chegam para sermos bi-campeões!

18/09/2010

Domingo contra os pijamas

Ganhar! Ganhar! Ganhar!

Eu não me esqueço e ele também não

Já é muito tempo a levar com roubos como este...







E David Luiz também não esquece como eles ganham (oiçam bem aos 40 segundos)...

10/09/2010

Que se passou afinal para este desastre?

4 jogos para a Liga, 3 derrotas...

Culpados?

- Quem deixou Ramires e Di Maria sair abaixo da clausula de rescisão?

- Quem contratou Roberto por 8,5 milhões quando haveriam melhores opcções abaixo desse valor e deixou Quim sair a custo zero?

- Quem contratou jovens por balúrdios (Rodrigo custou 6 milhões) para serem emprestados?

- Por que raio parece que o Benfica só pode fazer negócios com os clubes de Madrid a nível europeu?

- Quem apoiou esta nova direcção azul e branca da Liga? Era de prever estas arbitragens...

- Quem escolheu realmente estes reforços quando para o lado esquerdo para a maioria dos benfiquistas o nome preferido seria o regresso de Simão Sabrosa?

- Quem não deu a Jesus os nomes que ele pediu e escolheu outras opcções?

- Porque é que existe um director desportivo e o Presidente continua a dizer que quem negoceia os jogadores é ele?

- Porque raio que cada vez o Presidente do Benfica fala para uma estação de Televisão, o Benfica perde?

E muito mais fica por perguntar...

Temos de apurar responsabilidades! E esses têm de pagar!

09/09/2010

Estou sem palavras e recuso-me a acreditar

Segundo o Correio da Manhã, Jorge Jesus vetou a vinda de Simão Sabrosa. (link aqui)

Eu não consigo acreditar, e vocês?

08/09/2010

A Formação...dos Outros!

O jornal A Bola publicou ontem a lista dos 26(!) emprestados do Benfica esta época, que está retratada no blog Red Pass. Da lista dos 26, existem apenas 4 jogadores abaixo dos 22 anos (Jorge Ribeiro, Yebda, Shaffer e Éder Luís). Balboa, Mantorras e Zoro não contam, porque não estão inscritos.

Ou seja, dos 26 emprestados, 22 têm 21 anos ou menos e o Benfica decidiu emprestá-los. Desses 22, 9 estão no Fátima e 1 no Belenenses, prefazendo 10 jogadores na Liga de Honra. Sobram 12. Desses 12, 1 está no Beira-Mar (Oblak, com 17 anos), 2 no Paços de Ferreira (David Simão e Nélson Oliveira) e 1 no Marítimo (Romeu Ribeiro). Destes e até agora, apenas David Simão tem jogado mais.

Os restantes estão espalhados pelo globo: Urreta (em Espanha), Adu (na Grécia), Miguel Vítor e Rodrigo (em Inglaterra), Patric e Filipe Bastos (no Brasil), Lassana Camará e André Soares (na Suíça).

A pergunta é a seguinte: os jogadores mais jovens do Benfica andam a formar-se para o Benfica ou para os outros? É que olhando para as listas (excluíndo o Fátima e mesmo assim com um número superior ao máximo exigível), os jogadores emprestados do Benfica não teriam lugar no próprio Benfica ou em outros clubes, que não no Brasil, na Suíça, em Inglaterra ou até mesmo em clubes portugueses, mas com reais possibilidades de jogar?

Oblak será o 3º guarda-redes do Beira-Mar. Nélson Oliveira foi o 8º avançado a contratar pelo Paços. Romeu Ribeiro será que opção no Marítimo?

Existem jogadores com potencial para estarem no plantel do Benfica e aprenderem como outros que vêm e vão. Nelson Oliveira poderia ser a nossa 8ª opção no ataque, Miguel Rosa ou David Simão poderiam ser o verdadeiro Filipe Menezes, que depois de um ano a adaptar-se, nem para o banco vai, Yartey poderia ser o substituto de Di Maria e não precisava de vir de Madrid para ir para Inglaterra, com escala em Lisboa. Miguel Vítor até poderia aprender mais um pouco da sua polivalência e ser um razoável substituto de Maxi Pereira na direita.

E quais as vantagens? São jovens, com vontade de vencer, de ganhar pelo clube que os acolheu quando a idade dos sonhos ainda era uma realidade. Ganham muito menos do que pseudo-vedetas de Brasileirões e afins e sabem, acima de tudo o que é o Benfica.

As pessoas podem vir com o argumento de que não sabem lidar com a pressão do Benfica, mas é o mais puro dos enganos. Se se vir bem, na fase inicial das diferentes categorias dos escalões de formação, os jogos do Benfica são mais vistos do que os outros. Logo aí, de pequenos, existe essa "pressão" de terem de jogar com a camisola do Glorioso, por isso, não me venham com as tretas da pressão e de não aguentar a camisola. É o Zé que há-de vir de Góiais ou do Nepal ou de onde for, que vai saber o que é o Benfica e a sua importância no panorama desportivo nacional?

Por isso, o quadro que nos foi apresentado em dia de jogo da selecção deveria ter sido mais interpretado pela blogosfera. Deveria ter havido discussão sobre o futuro (porque este é um dos futuros possíveis) do Benfica na vertente desportiva, mas acima de tudo para saber se o dinheiro gasto no Seixal terá o retorno que é esperado ter.

Texto também publicado no Geração Benfica

01/09/2010

As perguntas que se impõem fazer

- Alípio sempre está a treinar no Seixal, às escondidas?
- O Benfica quer mesmo seguir o caminho da formação?
- Porque é que se contrata Rodrigo ao Real Madrid e depois se empresta a um clube inglês?
- O Benfica quer mesmo seguir o caminho da formação?
- Porque é que Nelson Oliveira é emprestado ao Paços de Ferreira, que já tinha 8 avançados no plantel?
- O Benfica quer mesmo seguir o caminho da formação?
- Porque é que nas inscrições ontem da Liga, apenas se prorrogou o contrato de formação e não se assinou um contrato profissional com Ruben Pinto?
- O Benfica quer mesmo seguir o caminho da formação?
- Porque é que dos dez jogadores da formação que ontem deram entrada na Liga, os contratos profissionais foram de um georgiano e de um brasileiro?
- O Benfica quer mesmo seguir o caminho da formação?

Também publicado no Geração Benfica